Inicio: Section Blog SlideShow Vidas & Memorias
 
 

Vidas & Memorias

E-mail Print PDF


O Projecto “Vidas e Memórias de uma Comunidade” é uma iniciativa do Município de Vila Velha de Ródão, que pretende, através da Biblioteca Municipal José Baptista Martins, recolher, preservar e divulgar o património cultural, material e imaterial, deste concelho.

O meio rural é um território valioso pelas memórias e práticas que aí permaneceram durante séculos. Com as rápidas mudanças ocorridas nos modos de vida, ao longo do século passado, muitas destas memórias, práticas e vivências estão em vias de serem esquecidas.
Se, após o seu desaparecimento, delas nada restar, será como se séculos de história nunca tivessem existido e todo um conjunto enorme de saberes se apagasse. É pois da maior relevância recolher e preservar os modos de vida e as memórias sobre o trabalho, os divertimentos, as celebrações, as festas, as escolas e a vida social, em suma, o património cultural, material e imaterial deste concelho de fronteira e apostar na sua divulgação, porque serão fontes de informação únicas e também um forte instrumento de construção identitária individual e colectiva.

O presente projecto aposta ainda na valorização de técnicas de trabalho já pouco utilizadas e, nesse sentido, pretende implementar a construção de painéis de xisto em Vila Velha de Ródão para afixação de sinalética cultural, dando assim visibilidade a uma prática centenária de construção de muros e paredes em xisto. As várias fases de construção destes painéis serão filmadas, ficando deste modo documentado o processo de edificação.
Por outro lado, os processos migratórios ocorridos ao longo do séc. XX, aliados ao impacto dos meios tecnológicos e da comunicação social, provocaram efeitos e transformações que importa registar, uma vez que também esses fenómenos se integram nos modos de vida e na evolução da comunidade.

No âmbito deste projecto está a proceder-se à recolha de testemunhos dos habitantes do concelho, nascidos entre as décadas de 20 e 90 do século passado. A recolha incide sobre diversas temáticas, organizadas em quatro elementos axiais: família e sociedade, escola, trabalho , migrações, e lazer e celebrações.
Para além do site agora disponibilizado, serão ainda editadas publicações, com base na recolha efectuada, e realizadas outras acções de divulgação deste património, tais como exposições temáticas, palestras e recriação de tradições.
Contrariando a tendência para a uniformização da sinalética urbana, esta iniciativa visa também dignificar e dar novas dimensões ao património cultural, associando a sua divulgação a painéis de xisto e conferindo à pedra uma dimensão identitária que a liga intimamente à memória e ao passado.

Em resumo, são três os principais objectivos do projecto:

•    Estimular a reflexão em torno da importância do património cultural, através da realização de acções de formação, palestras, recriação de tradições e edificações tradicionais;
•    Criar fontes de informação (digitais e em papel) dirigidas a académicos, decisores políticos, empresários, estudantes e população em geral, que possam apoiar futuras acções de desenvolvimento local (instalação de empresas ligadas ao turismo cultural e gastronómico e outras);
•    Promover a valorização do património arquitectónico tradicional, dando-lhe novas interpretações e utilizações.

Em Portugal, a criação de catálogos de recursos online de testemunhos culturais e vivenciais é, ainda, uma estratégia muito pouco utilizada para preservar e disseminar informação histórica, etnográfica e sociológica, e, no entanto, a cultura do mundo rural não poderá dar-se a conhecer, inteiramente, senão pela sua oralidade.
A Biblioteca Municipal José Baptista Martins ficará com a responsabilidade de preservar, divulgar e disponibilizar ao público os recursos informativos obtidos com esta iniciativa, cabendo-lhe ser “um agente essencial na recolha, preservação e promoção da cultura local em toda a sua diversidade”, como preconizam as directrizes da UNESCO. Assim desde 2009 que a BMJBM tem vindo a desenvolver as medidas necessárias à concretização das acções previstas no projecto, cuja implementação está a cargo de uma equipa multidisciplinar constituída por elementos da comunidade, com formação e interesse pela temática, e por funcionários da biblioteca.

Este projecto interagirá com as actividades culturais, educativas e sociais que a Biblioteca Municipal já está a desenvolver, como estratégia de combate à iliteracia e à exclusão de adultos e idosos, e funcionará como instrumento fomentador da aprendizagem ao longo da vida.

A presente iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, co-financiada pelo FEADER, no âmbito do PRODER, fruto de uma candidatura apresentada pelo Município de Vila Velha de Ródão.

http://www.MemoriasdeRodao.net